top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Viadutos sediará Festa da Colheita da Erva-Mate

  • Foto do escritor: Emerson Carniel
    Emerson Carniel
  • 27 de fev.
  • 2 min de leitura

Deputado Paparico Bacchi recebeu o convite para a festividade e acolheu no gabinete parlamentar a comitiva do evento para debater os desafios do setor


Foto: Emerson Carniel - MTE 20539/RS
Foto: Emerson Carniel - MTE 20539/RS

O presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate, deputado estadual Paparico Bacchi, recebeu o convite do prefeito de Viadutos, Giovan André Sperotto, e do presidente da Ibramate, Alberto Tomelero, para participar da Festa Estadual da Abertura da Colheita da Erva-Mate. Eles estiveram visitando o gabinete parlamentar, na manhã desta terça-feira (25), acompanhado do vice-prefeito, Sérgio Bebber, coordenador Administrativo da Ibramate, Ismael Rosset, presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Cesar Piccoli, e do vereador, Odir Luiz Bocca.


O evento será realizado no dia 28 de maio, na Linha Barbará, e irá integrar as celebrações do 66º aniversário de emancipação político-administrativo de Viadutos. Conforme o prefeito Sperotto, a programação da cerimônia será “na propriedade de Vicente Toqueto, uma família tradicional do município que trabalha há cinco gerações com a erva-mate”.


Durante o encontro, foram debatidos os desafios do setor ervateiro. Segundo o presidente Tomelero, a missão é reformular o Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva de Erva-Mate (Fundomate). “O setor está em crise, com baixos preços, porque no momento está sobrando oferta. Aumentou muito a produção no Paraná, mas isso não quer dizer que o mundo não possa consumir erva-mate. Como que vamos alcançar esse mercado se não tivermos apoio do poder público?”.


Para o deputado Paparico Bacchi, é necessário incentivar a comercialização do produto. “Nós temos um mercado promissor e a erva-mate em mãos. Precisamos abrir novas portas para negociação. É importante criarmos campanhas para estimular o consumo do mate”.


Erva-mate no RS

Atualmente, a erva-mate é produzida em 178 municípios gaúchos, existindo 187 estabelecimentos beneficiadores em operação. A região do Alto Uruguai, quarto maior polo ervateiro do Rio Grande do Sul, possui 33 indústrias, o que representa 17,6% do setor produtivo.


Segundo dados da Radiografia Agropecuária Gaúcha de 2024, foi colhida uma área de 28,04 mil hectares com uma produção de 273,70 mil toneladas. Viadutos está na nona posição do ranking de municípios com maior produção do estado. Em 2023, o RS exportou mate para 30 países, gerando US$ 71,6 milhões, o que coloca o estado na posição de maior exportador do produto do país.

Comments


bottom of page