Projeto do deputado Paparico Bacchi declara Monte Alegre dos Campos “Capital da Uva Bordô”
alinepietrobelli
28 de fev. de 2020
2 min de leitura
Foto: Celso Bender
O deputado Paparico Bacchi é autor do Projeto de Lei Nº 43/2020, que declara Monte Alegre dos Campos, “Capital da Uva Bordô”. Na justificativa da proposta o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, destaca a importância social e econômica do cultivo desta variedade no município situado na região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
"A uva bordô corresponde a 98% de toda a produção da viticultura de Monte Alegre dos Campos. Mais de 12 mil toneladas anuais são produzidas anualmente em 750 hectares de vinhedos espalhados em 530 propriedades rurais. A administração do prefeito Hildebrando Almeida, incentiva o cultivo orgânico, a agricultura familiar e o município coloca no mercado produtos de excelente qualidade para o público consumidor e também para cortes nas linhas industrias de sucos e vinhos do RS. Diante destes argumentos, proponho este projeto de lei que concede a Monte Alegre dos Campos o título de “Capital da Uva Bordô”, ressalta o deputado Paparico Bacchi.
Festa da Uva
Para valorizar e incentivar o cultivo da uva bordô a administração municipal promove a 10ª edição da Festa Municipal da Uva, 1º Torneio de Futebol 7 e o 3º Rodeio Intermunicipal. A programação inicia nesta sexta-feira (29) e se estende-se até domingo (1º).
Entre os destaques do primeiro dia estão a inauguração da galeria dos ex-prefeitos, almoço orgânico servido para convidados e autoridades, sessão solene da Câmara de Vereadores e reunião da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra. A abertura oficial ocorre às 20h em cerimônia a ser realizada no Salão Comunitário Menino Deus.
Tramitação
O Projeto de Lei Nº 43 2020 foi protocolada nesta quinta-feira (28) e já tramita no parlamento gaúcho. Inicialmente, a proposta será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Comments