top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Paparico Bacchi homenageia o CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria

  • alinepietrobelli
  • 31 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Foto: Celso Bender
No Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (31), o deputado Paparico Bacchi (PL) homenageou o CTG Porteira do Rio Grande, que completa 64 anos. Localizada em Vacaria, a entidade tradicionalista, fundada em 23 de junho de 1955 com o objetivo de preservar o patrimônio cultural do estado, garantiu ao município o título de Capital da Tradição. “Graças ao CTG Porteira do Rio Grande, Vacaria e o Rio Grande do Sul são vistos e lembrados em diversas partes do mundo”, enalteceu Paparico.

O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, maior festa tradicionalista da América Latina, é promovido por este CTG. Considerado a Copa do Mundo dos Rodeios, o evento reúne milhares de turistas, tradicionalistas e nomes consagrados da cultura regional. Com premiações valorizadas e infreaestrutura igualada aos melhores parques do mundo, o evento foi considerado pela Assembleia Legislativa integrante do patrimônio cultural do Estado.

O evento acontece no Parque Nicanor Kramer da Luz e promove disputa de provas artísticas e campeiras, além de diversos shows e bailes. Em fevereiro de 2020, será realizada a 33ª edição do rodeio, onde são esperados mais de 300 mil visitantes.

Grande família
Segundo Paparico, O CTG Porteira do Rio Grande é uma grande família, onde pais, filhos e netos “trabalham pela mesma causa: a causa da tradição”. “Ao homenagear o CTG Porteira do Rio Grande este Parlamento está valorizando peões e prendas de todas as idades, sócios fundadores, ex-patrões, membros de todas as patronagens e a própria comunidade”, afirmou.

Paparico lembrou que a história do CTG Porteira do Rio Grande iniciou com desejo do jovem vacariano, Getúlio Marcantonio, após ter participado do Primeiro Congresso Tradicionalista, realizado em Santa Maria em 1954. O nome da entidade surgiu após concurso público. E o lema “palanque do passado, esteio do futuro”, criado pelo seu fundador, retrata, segundo o parlamentar, a firmeza do passado com uma visão futurista.

O parlamentar destacou também o festival de música "Cante uma canção em Vacaria", que contou com a participação de nomes consagrados da música regional. Ele revelou que, na semana passada, na Fazenda do Socorro, aconteceu a triagem da 12ª edição do festival. Das 518 composições inscritas, foram selecionadas 14 músicas, que subirão ao palco nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2020, durante o 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. “Com certeza, novos talentos irão despontar neste festival e novas obras irão retratar os encantos de Vacaria”, acredita.

O CTG Porteira do Rio Grande realiza também dois fandangos oficiais: Fandango de Aniversário e Baile da Prenda Jovem. “Ao mesmo tempo, entidades sociais recebem apoio para suas atividades, usufruindo de toda estrutura física em benefício da execução de seus projetos beneficentes”, ressaltou, lembrando que na Semana Farroupilha a entidade realiza desfile de cavalarianos, carros alegóricos e uma etapa do Campeonato Municipal de Laço, com participação de mais de 600 laçadores.

Os deputados Sérgio Turra (PP), Pepe Vargas (PT), Carlos Búrigo (MDB), Mateus Wesp (PSDB) e Capitão Macedo (PSL) se somaram à homenagem por meio de apartes.

A cerimônia foi acompanhada pelo patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Elvio Guagnini Rossi; 1ª Prenda Adulta, Danieli Almeida Lisboa; prefeito de Vacaria, Amadeo Boeira; prefeito de Monte Algre dos Campos, Hildebrando de Almeida; prefeito de Ipê, Valério Marcon; ex-deputado Francisco Áppio; deputado federal Henrique Fontana (PT/RS), os músicos João de Almeida Neto, Wilson Paim, João Luiz Correia, Elton Saldanha, Pedro Ortaça, José Mendes Júnior e Isabel Mendes, além de lideranças políticas e comunitárias regionais.

Comments


bottom of page