Herança italiana: Deputado Paparico Bacchi entrega medalha da ALRS para Casa Fiori
- Fábio Gaston Ribas Gonçalves
- 16 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

A homenagem foi concedida para o espaço que há 111 anos cultua as tradições dos imigrantes italianos e se transformou em um ponto turístico e histórico de Vila Flores
As raízes culturais da imigração italiana são passadas de geração para geração pelos membros da Casa Fiori. Com um legado de valores e tradições, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado Paparico Bacchi, fez a entrega da Medalha da 56ª Legislatura da ALRS para a Casa Fiori, na segunda-feira (16), no Auditório Municipal Vivian Vanessa Fiori, em Vila Flores.
Segundo o parlamentar, a homenagem vai além de conceder a honraria, é a corroboração de mais de um século mantendo a cultura gastronômica, arquitetônica e cultural. “A Casa Fiori é um sentimento de compromisso e responsabilidade com a história. Que ela possa ser fonte de pesquisa para compreender a herança deixada pelos descendentes italianos que viveram aqui na região”, explicou Bacchi.
Legado
A sugestão de homenagem foi indicada pelo vereador do município, Marcelo Roncatto Bergamin, que como amante da história reconheceu a importância do espaço na conservação da memória dos imigrantes italianos. “Homenagear a Casa Fiori é homenagear Vila Flores. Ao longo de 111 anos de história, o local vivenciou muitas dificuldades, conquistas e realizações. Naquelas paredes existe, para sempre, um legado que se perpetua de geração em geração”, comentou Bergamin.
A cerimônia contou com a apresentação do Coral Municipal, a apresentação de um vídeo sobre a história da casa e depoimentos de autoridades. As lembranças rememoradas emocionaram todos os familiares. A representante da Casa Fiori, Salete Fiori, e a Maria Rita Gregol, também membro da família, trouxeram as conquistas e dificuldades das gerações passadas. “Não podemos esquecer de nenhuma lição que aprendemos de nossos ancestrais. E a fé em Deus foi a força de todas as gerações. Queremos agradecer de um modo singelo o deputado Paparico por essa honraria e reconhecimento”, falou Salete.
Também estiveram presentes na entrega da Medalha da 56ª Legislatura da ALRS para a Casa Fiori o prefeito de Vila Flores, Evandro Antônio Brandalise, a presidente da Câmara de Vereadores de Vila Flores, Jaqueline Podenski, demais lideranças do município e região, familiares e público em geral.
Casa Fiori
Considerada um patrimônio cultural da herança da imigração italiana no RS, a história da Casa Fiori teve início em 1913 e a família, que está na sexta geração, manteve os costumes de seus antepassados, que viviam na região da Toscana.
Atualmente, a casa funciona como um café e um armazém oferecendo pães de vários tamanhos e tipos, doces e salgados. O espaço também se destaca pela arquitetura e por ser um ponto turístico na Serra Gaúcha.
Comments