Grupo de Lagoa Vermelha vence o Prêmio Vítor Mateus Teixeira 2021
irineufontela
13 de dez. de 2021
2 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2022
Foto: Celso Bender
Referência no cenário cultural do Rio Grande do Sul, Lagoa Vermelha foi destaque entre os finalistas da 15ª edição do Prêmio Vítor Mateus Teixeira 2021. Indicado pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PL), o Grupo de Arte Nativa (GAN) foi agraciado pela Assembleia Legislativa como vencedor da disputa na categoria de Grupo de Dança Gaúcha. A cerimônia no Teatro Dante Barone, na noite da quinta-feira (9), contou com a presença de Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto.Ao realizar a indicação, o deputado Paparico Bacchi destacou a história do grupo fundado em 20 de maio de 1983, que já representou a cultura e folclore gaúcho no exterior. “É uma honra marcar na história do parlamento gaúcho a homenagem ao Grupo de Arte Nativa de Lagoa Vermelha, que já foi aplaudido na Polônia, Hungria, Coréia do Sul, Estados Unidos, México e Peru. Agora, merecidamente, o grupo agrega mais um importante título no seu histórico de premiações nas danças tradicionais, chula, poesia, gaita de piano, intérpretes vocais, festivais de folclore, rodeios crioulos e festas campeiras”, salienta Paparico Bacchi – autor do Projeto de Lei aprovado em março de 2020 (nº 423 /2019), que declara Lagoa Vermelha a Capital Gaúcha da Chula.
O prêmio
Instituída por meio da resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, a distinção foi implementada em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta Vitor Mateus Teixeira para reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho. Na sua 15ª edição, a comissão julgadora foi composta pela senhora Márcia Bernadeth Teixeira dos Santos (Fundação Vitor Mateus Teixeira), Thiago Savaris (Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG), Izabel L’Aryan e Neir Nunes Alves (Sindicato dos Compositores Musicais do RS – SICOM RS).
Troféu José Mendes 2021
O município de Esmeralda sediou a primeira edição do Troféu José Mendes 2021, criado a partir do projeto de resolução de autoria do deputado estadual Paparico Bacchi (PL) para integrar a programação do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, prestando homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional.
O agraciado na primeira edição do prêmio foi o radialista Jaime Ribeiro.
Comments