“Federalização da Rota Caminhos da Neve representa desenvolvimento do RS”, diz Paparico Bacchi
alinepietrobelli
2 de jul. de 2020
2 min de leitura
Deputado Paparico Bacchi apresentou demanda ao governador
“A mobilização de lideranças políticas, empresariais, produtores rurais e turistas, resultou em importante avanço no processo de federalização do trecho gaúcho da Rota Caminhos da Neve”. A afirmação é do deputado Paparico Bacchi (PL), que reiterou pedido para que o governo do Estado emitisse parecer favorável sobre a transferência à União de 43 quilômetros não pavimentados da ERS 110, trecho entre a cidade de Bom Jesus e a localidade conhecida como Passo da Cadeia, na divisa com o estado de Santa Catarina.
Manifestação favorável
O governador do Rio Grande do Sul, em ofício encaminhado nesta semana ao líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, informou que concorda com a federalização da futura BR 438. Eduardo Leite (PSDB), destaca no documento que emitiu ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarciso Gomes de Freitas, manifestando a conformidade e reiterando pedido para reconstrução da "Ponte das Goiabeiras", que serve de travessia sobre o Rio Pelotas.
A manifestação favorável é uma obrigação legal prevista pelo Decreto Federal nº 5.621, que dispõe sobre o Plano Nacional de Viação.
"Comunico que a Rota Caminhos da Neve é estratégica para a integração viária entre a Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense e Vale do Araranguá, regiões de relevância econômica, a qual permitirá a redução de distanciamento para o escoamento da produção, como é o caso da maçã, madeira, batata e a pecuária em geral, permitindo melhores condições ao fluxo turístico entre essas regiões, resultando uma melhor qualidade de vida para o povo serrano", ressalta o governador, conforme consta no texto original do ofício que já está em Brasília.
Mobilização de lideranças
O deputado Paparico Bacchi, engajou-se no movimento após ser procurado pelo prefeito de Bom Jesus, Diogo Grazziotin Dutra, secretários Avelino Costa da silva (Obras); Rafael Silveira (Saúde) e pelo comerciante e ex-vereador, Jaziel de Aguiar Pereira. O deputado Neri O Carteiro (Solidariedade), integrante da 55ª Legislatura, também atuou em defesa da demanda.
“Agradeço ao governador por atender nossa reivindicação. A possível federalização da BR 438 representa um importante avanço no desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. O Rio Grande do Sul precisa de trabalho, emprego e renda e agora iremos lutar para que a União receba esta rodovia e invista recursos em obras de infraestrutura, necessárias para atrair investimentos e oferecer segurança para os usuários dessa rota turística que une dois estados do Sul do Brasil”, finaliza o deputado Paparico Bacchi.
Comments