top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Deputado Paparico Bacchi é presenteado com livro dos Monarcas

  • Foto do escritor: Emerson Carniel
    Emerson Carniel
  • 23 de jan.
  • 2 min de leitura

Lançamento da obra, que relata os 50 anos de história do grupo e do fundador Gildinho, foi realizado na quarta-feira (22), no CTG Sentinela da Querência, em Erechim


Fotos: Emerson Heitor Carniel - MTE 20539/RS
Fotos: Emerson Heitor Carniel - MTE 20539/RS

“Os Monarcas: 50 Anos! Meio século de paixão pela música tradicionalista gaúcha”, esse é o nome do livro que conta a história do grupo gaúcho e a trajetória de uma das lendas da cultura riograndense, Gildinho. O deputado Paparico Bacchi esteve prestigiando o evento e foi presenteado com um exemplar, na noite desta quarta-feira (22), no CTG Sentinela da Querência, em Erechim.


“É uma honra fazer parte desse momento tão especial, de uma obra que preserva a história do meu eterno amigo Gildinho, seu irmão Chiquito e todos os músicos que integram Os Monarcas. E manter viva todas essas memórias é manter viva a cultura tradicionalista”, disse o deputado.


Deputado Paparico Bacchi ao lado da filha e da neta de Gildinho, Sandra e Valentina
Deputado Paparico Bacchi ao lado da filha e da neta de Gildinho, Sandra e Valentina

A obra foi idealizada pela empresária Tatiana Santin, responsável pela Oigalê Produções e Representações, sendo viabilizada e financiada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e patrocinada por empresas locais. A iniciativa teve a realização do Ministério da Cultura.


O livro retrata a trajetória do grupo fundado em 1972, por Gildinho e seu irmão Chiquito, com relatos, bastidores e a evolução da música gaúcha. Além disso, o projeto amplia o acesso ao conteúdo com audiobook, vídeos com depoimentos e ações de acessibilidade, como intérprete de libras e audiodescrição.


O lançamento oficial do escrito foi feito por Tatiana que fez a entrega para os familiares, músicos, autoridades, patrocinadores e representantes de entidades.


Estátua


Em seu discurso, o deputado Paparico Bacchi falou sobre o monumento, proposto por ele próprio, em homenagem ao Gildinho e relatou brevemente como conheceu o artista.  A estátua está sendo construída às margens da BR-153, Km 47+100, em Erechim. Conforme o projeto, o monumento deverá ter aproximadamente 6 metros de altura e a escultura é produzida com aço especial e deverá pesar mais de duas toneladas.


A obra é feita a partir de doações de entidades e admiradores do cantor. O Movimento Amigos do Gildinho é quem está recebendo as contribuições. O evento encerrou com a entrega gratuita do livro ao público presente e o show dos Monarcas.

Comments


bottom of page