top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Deputado Paparico Bacchi sugere consórcio para fortalecer jornais locais

  • Foto do escritor: Emerson Carniel
    Emerson Carniel
  • 25 de fev.
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação/AVS Comunicações
Foto: Divulgação/AVS Comunicações

Durante o primeiro Congresso da Associação de Jornais do Sul do Brasil, realizado no sábado (22), em Erechim, o deputado estadual Paparico Bacchi apresentou soluções para fortalecer a sustentabilidade financeira dos jornais impressos locais.


Diante das dificuldades enfrentadas pelo setor, o parlamentar sugeriu a criação de um consórcio de jornais para captar recursos e garantir a manutenção desses veículos. "Os jornais são os mais puros e fiéis retratadores das realidades locais e regionais. Precisamos garantir a sobrevivência desses arquivos vivos da história", destacou o deputado.


A proposta visa centralizar o recebimento e a distribuição de recursos, assegurando equidade na destinação dos valores arrecadados. "Em vez de cada jornal buscar individualmente os recursos, esse consórcio permitiria um modelo de financiamento coletivo, proporcionando segurança e estabilidade para a imprensa regional", explicou.


Além disso, Paparico também defendeu a criação de uma legislação específica para apoiar os jornais locais, garantindo que sejam amparados por uma política pública de incentivo. "Os jornais não são apenas divulgadores de notícias, eles são um acervo histórico de informações que se projetam ao longo do tempo. Precisamos pensar em mecanismos que assegurem a perenidade desses veículos de comunicação", afirmou.


O deputado ressaltou ainda os desafios enfrentados pelo setor, como a sucessão familiar e a sustentabilidade financeira, que dificultam a continuidade dos periódicos impressos. "A manutenção dos jornais é uma luta diária. Não é apenas um negócio, é um compromisso com a sociedade. Precisamos encontrar formas concretas de apoio", concluiu.


O Congresso foi organizado pela Associação de Jornais do Sul. São 24 veículos de comunicação dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ao todo, atingem cerca de 150 cidades com mais de 450 mil jornais por mês. A iniciativa marcou um passo importante na busca por soluções para o fortalecimento da imprensa regional e a valorização do jornalismo impresso.

תגובות


bottom of page