Deputado Paparico Bacchi recebe reivindicação de policiais civis de Lagoa Vermelha
alinepietrobelli
2 de dez. de 2019
2 min de leitura
Foto: Antonio Grzybowski
O deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, esteve reunido com professores e delegados da Polícia Civil de Lagoa Vermelha. O encontro ocorreu na última sexta-feira (29), oportunidade em que o parlamentar cumpriu agenda no município e dialogou com servidores públicos sobre as propostas que instituem a reforma administrativa do Estado.
A delegada Alessandra Mattielo Crestani, titular da 15ª Delegacia Regional de Polícia, apresentou as demandas relativas ao Projeto de Lei nº 509/2019 e Proposta de Emenda Constitucional nº 285/19. A reunião foi acompanhada pelo delegados Edson de Freitas Reis, titular da Delegacia de Polícia e pela delegada Alexandra Taubé Nunes Ferreira, que comanda a Delegacia de Pronto Atendimento de Lagoa Vermelha. De acordo com os delegados as demandas são de interesse de todos os policiais civis do Rio Grande do Sul.
O primeiro pedido é no sentido de que seja aprovado o PL nº 509/2019, no que se refere à paridade e integralidade dos proventos das aposentadorias concedidas aos policiais civis, com pequenos ajustes da redação do artigo da lei, objetivando deixar absolutamente claro tal direito. Segundo os delegados o texto original poderá gerar dúvidas em relação ao cumprimento dos direitos já conquistados, sendo que a devida correção vai permitir a manutenção integral do salário no momento da aposentadoria, valendo a mesma regra de correção do subsídio para os policiais já aposentados.
Em relação a PEC nº 285/19 os policiais civis reivindicam a manutenção das duas datas anuais de promoção -3 de dezembro e 21 de abril. Segundos os delegados a Proposta de Emenda Constitucional retira esta previsão e gera preocupação sobre o futuro dos avanços proporcionados pelos critérios de merecimento e antiguidade.
Após ouvir os delegados de Lagoa Vermelha, Paparico Bacchi agradeceu a oportunidade de dialogar com policiais da sua região e disse que seu voto aos projetos do governo levará em conta os argumentos apresentados.
“Tenho responsabilidade com mandato que me foi-me delegado por meio do voto popular, especialmente aqui na região Nordeste. Entendo que a reforma administrativa do Estado é importante para a recuperação fiscal do Estado, mas não permitirei que ocorram desigualdades ou que alguma categoria seja penalizada”, pontuou o deputado Paparico Bacchi.
Encontro com professores
O mesmo argumento foi apresentado aos professores da rede pública estadual. No encontro com os representantes do 25º do Cpergs, junto ao canteiro central da Avenida Afonso Pena, Paparico Bacchi anunciou que votará contrário ao PL 507/19. A proposta altera o Estatuto Magistério e, segundo a classe sindical, compromete a qualidade da educação pública no RS.
Comments