Deputado Paparico Bacchi recebe homenagem em Lagoa Vermelha
- alinepietrobelli
- 23 de set. de 2019
- 2 min de leitura

“A Vertente da Música Gaúcha nasceu grande e será ainda maior nas próximas edições”. A afirmação é do deputado Paparico Bacchi, líder do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, incentivador da primeira edição do festival promovido pelo CTG Alexandre Pato e que encerrou a programação da Semana Farroupilha em Lagoa Vermelha. De acordo com o parlamentar homenageado com o “Troféu Vertente” a cultura regional está fortalecida com o evento tradicionalista que promoveu a valorização da música de essência regional e revelou novos talentos artísticos.
A grande vencedora da Vertente da Música gaúcha foi “Eu já vi tanta coisa nessa vida”, com letra de Gujo Teixeira e Sabani Felipe de Souza, melodia de Sabani Felipe de Souza, defendida por Taine Schettert. A vocalista foi eleita a melhor intérprete do festival. No palco também estavam Gustavo Oliveira (violão), Cassio Figueró (gaita e vocal) e Ana Cláudia Rizzato (flauta, teclado e vocal).
O segundo lugar ficou com a milonga “O tempo é lua mansa”, obra de Rômulo Chaves (letra), Marcelinho Carvalho (música), interpretada por Flávio Hansen, reconhecida como a melhor melodia.
"Descansa Maria", composição de Beti Novakoski (letra) e Edu Novakoski (melodia), com Edu Novakoskino vocal, levou o prêmio de terceiro lugar e o título de melhor tema sobre Lagoa Vermelha.
A seletiva contou com 454 músicas inscritas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na noite de quinta-feira (19) o público conheceu as 14 classificadas. Na sexta-feira (20) subiram ao palco as dez músicas classificadas para a final.
Idealizador da Colina da Música Gaúcha do município São João da Urtiga no período em que foi prefeito (2009-2016), Paparico Bacchi ressaltou a importância dos festivais no desenvolvimento local e regional. “Por meio dos festivais a cultura do nosso Estado aproxima-se das famílias e divulga as potencialidades dos municípios. Com a Vertente da Música Gaúcha, Lagoa Vermelha resgata sua história e desponta como grande palco que valoriza ainda mais as tradições do nosso Estado por meio da música e promove a integração de grandes talentos”, pontuou.
Paparico Bacchi também enalteceu a liderança da patroa Marilia Dorneles, que segundo o parlamentar “acreditou na Vertente e soube comandar a patronagem no trabalho necessário para viabilizar grande festival”.
Premiação
1º lugar: Eu já tanta coisa nessa vida (Gujo Teixeira/Sabani Felipe de Souza)
2º lugar: O tempo é lua mansa (Romulo Chaves/Marcelinho Carvalho)
3º lugar: Descansa Maria (Beti Novakoski/Edu Novakoski)
Melhor intérprete: Taine Schettert (Eu já vi tanta coisa nessa vida)
Melhor melodia: O tempo é lua mansa
Música mais popular: No moqueio.
Melhor tema sobre Lagoa Vermelha: Descansa Maria
Melhor instrumentista: João Paulo Deckert (O tempo é lua mansa)
Comments