top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Audiência pública sobre a pesca de Dourado e Surubim será realizada em agosto

  • alinepietrobelli
  • 8 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Vereadores de São Borja,Cardial e Junior, reivindicam apoio ao deputado Paparico Bacchi - Foto: Irineu Fontela
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa confirmou a data da audiência pública que vai discutir a situação atual da pesca das espécies Dourado e Surubim na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. O debate, que será realizado no próximo dia 5 de agosto, às 10h, foi confirmado pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PL) – proponente da ação – após reunião com os vereadores de São Borja, Paulo Cesar Ribas Lopes (Cardial) e Djalma Pires Leal Junior, que estiveram no gabinete do parlamentar para acompanhar a pauta e reivindicar apoio às demandas da Terra dos Presidentes.

A audiência pública que tem como foco ampliar o debate sobre o decreto nº 51.797 – que reconhece o Dourado e Surubim como espécies ameaçadas de extinção – foi aprovada na Comissão de Agricultura a partir do requerimento feito pelo deputado Paparico Bacchi, após reivindicação de apoio feita pelo vereador Cardial. “Esse impasse se estende há mais de duas décadas e precisa ser atualizado. A pesca é a fonte de renda de muitas famílias e também envolve o lazer do cidadão. Quais os motivos permitem a pesca das mesmas espécies Argentina, por exemplo, e proíbem no Brasil? Os órgãos públicos de meio ambiente e fiscalização precisam esclarecer muitos detalhes”, destaca o deputado Paparico Bacchi.

Realizada de forma híbrida, por videoconferência e presencial na Comissão de Agricultura, o debate vai integrar representantes do governo do Estado, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), Conselho Gaúcho de Aquicultura e Pesca Sustentável (Congapes), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Ministério Público Estadual, Prefeituras e Câmaras de Vereadores, Instituições de Ensino, Órgãos Comunitários, Associações e Colônias de Pescadores. Abastecimento de água no interior
Durante a reunião no gabinete do deputado Paparico Bacchi, na quarta-feira (7), o vereador Djalma Pires Leal Junior registrou ao parlamentar em ofício (015/2021) o pedido de apoio para melhorar o abastecimento de água nas comunidades do interior de São Borja, Ivaí e Vila Brites, por meio de abertura de novos poços artesianos. O ofício do vereador também reivindica três mil metros de mangueiras pretas ¾, para o transporte e armazenamento de água potável aos moradores das comunidades Passo da Barca e Mercedes. Às comunidades de Ivaí, Vila Brites e Rincão de São João, foi solicitado três caixas d’água de cinco mil litros. “De imediato vou acionar a secretária de Agricultura do Estado, Silvana Covatti, para reivindicar atenção especial às demandas que o vereador Junior coloca em pauta”, afirmou Paparico Bacchi.

Comments


bottom of page