top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Arambaré vai receber o título de “Capital das Figueiras”

  • irineufontela
  • 17 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de fev. de 2022

O prefeito Jardel Cardoso e a vice-prefeita Ida Machado acompanharam a votação do projeto.

Foto: Irineu Fontela
Arambaré será reconhecida oficialmente como a “Capital das Figueiras”. O Projeto de Lei 118/21, de autoria do deputado Paparico Bacchi (PL), que institui o título ao município foi aprovado nesta terça-feira (16). A matéria que segue para sansão do governador Eduardo Leite, também reconhece o relevante interesse histórico e cultural do Estado a “Figueira da Paz”.
O prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, e a vice-prefeita do município, Ida Machado, acompanharam na galeria do Plenário 20 setembro o apoio unânime dos 46 parlamentares presentes na sessão. “A data de hoje, especialmente para mim, é muito profunda. Arambaré ganha o selo de ‘Capital das Figueiras’ no dia do aniversário do meu pai, que é filho desta terra. Eu não poderia ter um presente maior”, destacou o prefeito Cardoso, após o projeto ser aprovado. De acordo com a vice-prefeita, este é um divisor de águas para o município. “Estamos felizes e agradecidos com está iniciativa. Desejo que todos venham conhecer as inúmeras figueiras de Arambaré”, afirmou Ida Machado.
O líder da bancada do partido liberal na Assembleia Legislativa e autor do projeto de lei, deputado Paparico Bacchi, destacou a importância da proposta para ampliar a projeção do município no cenário turístico na região, no Estado e no País. “Acredito no turismo como fonte de empregos e renda ao cidadão. Arambaré é um pedaço de paraíso e suas potencialidades turísticas, que atraem visitantes de várias regiões do Brasil e dos países do Mercosul, devem ser potencializadas”, salientou o parlamentar durante a defesa do projeto.

Figueira da Paz

A Figueira da Paz – com idade entre 400 e 700 anos - está entre as milhares de árvores nativas preservadas em todo território do município de Arambaré. A espécie do gênero Fícus é uma das maiores do reino vegetal e destaca-se por suas frondosas sombras, fornecer alimentos a aves e a outros animais dispersores de sementes, tendo reconhecida importância na preservação das vegetações tropicais e subtropicais. A sua copa abrange um raio de 50 metros e a circunferência do tronco é de 12 metros. À noite, o local é iluminado e a árvore acolhe moradores e turistas nos bancos sob seus galhos.
O aspecto cultural da Figueira da Paz está gravado em uma placa de bronze junto ao atrativo turístico e resgata o histórico da “Índia Justa”:
“Há aproximadamente cem anos, neste local, habitou uma mulher índia, de origem Guarani chamada popularmente de Justa. Segundo relato dos primeiros moradores, ela ali se estabeleceu e faleceu, tendo sido sepultada junto a figueira – que então passou a se chamar Figueira da Paz, em homenagem aos eventos que se realizam no Dia Mundial da Paz”. A data é celebrada no dia 1º de janeiro.
A cultura popular reza que toda pessoa que visitar a Figueira da Paz deve fazer um pedido que será atendida pela personagem da cultura popular.

Comentários


bottom of page